Sobre nós

BFCE_Square

Fundada a 06 de Novembro do ano de 2003, nasce no seio de uma comunidade onde se mistura a ruralidade com as novas construções e o aumento da sua população. Eis que surge a mais nova Filarmónica da Madeira. Tem como sede a Paróquia das Eiras, Freguesia do caniço. Com o seu aparecimento, desperta a curiosidade da população desta zona alta do caniço, e não só para este novo projecto, numa freguesia onde a existência de cultura, ou associações culturais continua a ser quase nula.

De Realçar que a sua fundação foi no ano de 2003, embora todo o trabalho tenha tido inicio no ano de 2002 com alguns avanços e recuos, tendo o seu início oficial no ano de 2003.

Sete anos decorridos, muito foi desenvolvido para que hoje possamos orgulhar do trabalho desenvolvido. Actualmente a Banda conta com 38 músicos, e alguns elementos na escola de formação, sendo esta uma aposta a dar continuidade, pois o futuro depende desta formação. Há que salientar que todos os músicos tiveram a sua formação na nossa escola.

Ao longo deste anos além da vertente musical, tem sido proporcionado aos nossos músicos, e associados e população em geral a nossa participação nos festejos de carnaval, desde o ano de 2002/03. Neste evento participamos com mais de cem elementos onde demonstramos ritmos carnavalescos e dança.

Além do carnaval participamos nos festejos da Festa da cebola, entre outros eventos de cariz religioso, cultural entre outros.

Em 2006 foi apresentado o logotipo da banda aquando do nosso 3º aniversário.

Em 2008 e na passagem do nosso 5º aniversário foi apresentado o nosso estandarte uma oferta da nossa sócia Manuela Serôdio. Ainda em 2008 participamos pela 1ª vez no encontro regional de bandas, no concelho da Ribeira Brava, e com a particularidade de nos apresentarmos só com elementos da nossa escola de formação. Esta data ficou bem marcada na memória de todos os músicos e da sua direcção.

Em Maio de 2009 foi apresentado no Domingo de Pentecostes, opôs a celebração da eucaristia, o Hino oficial da nossa Banda da autoria do nosso director artístico Eduardo Luís Gama, na qual tivemos a honra de estar presente o Senhor Presidente da Região Autónoma da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, entre outras personalidades públicas, religiosas e privadas.

Mais recentemente, a 6 de Novembro de 2010 apresentamos ao público o nosso sítio na internet, que possibilita maior proximidade com os nossos sócios, e com todos aqueles que gostam da nossa banda.

Participamos ainda em campanhas de solidariedade, nomeadamente com associações de cariz humanitário e de apoio aos mais desfavorecidos. (Vicentinos, liga contra o cancro entre outros)

Ao longo destes anos contamos sempre com a colaboração do Município de Santa Cruz através de um protocolo financeiro, que nos tem ajudado em muito em colmatar a despesa financeira inerente a formação, compra de instrumentos, logística e fardamento entre outras. A Junta de Freguesia do Caniço através de apoios financeiros, cedência de transporte entre outras, também contribui em muito para o nosso desenvolvimento. À casa do Povo do caniço, os nossos associados e particularmente a Paróquia das Eiras, onde está a nossa sede e escola de formação, assim como os ensaios, ficamos gratos por todo o poio assim como ao Pároco Padre Rogério por esta tão grande cedência de um espaço necessário.

O ano de 2014 acaba por ficar marcado na história desta associação com a lamentável perda do nosso Presidente/Diretor Artístico/Fundador Eduardo Luís Gama que aos 38 anos deixou de estar entre nós de carne e osso, mas ficará para sempre nos nossos corações.

Anúncios